quarta-feira, 5 de junho de 2013

Diz Que é Uma Espécie de Triatlo Olímpico em Machico - 2013

"Diz que é uma espécie de Triatlo Olímpico em Machico...".


Realizou-se em Machico, no dia 2 de Junho, uma prova de Triatlo que deveria ser Olímpica mas, não foi.
Por uma qualquer razão, o segmento de natação não pôde ser feito como previsto e, na hora, inventou-se uma solução que "não lembra ao diabo"!
Nadar às voltas de uma prancha balnear (4x) com saídas intercalares da água, num constante deitar/levantar que provocou um espectacular remoinho naquela praia.
Os atletas, em procissão, rezavam e nadavam para se verem livres daquela grande argola.
Foi lindo!!!

9 comentários:

Gustavo disse...

A prova foi a possível dadas as circunstâncias, mas a repórter não oficial Mónica esteve excelente como sempre! Obrigado pelas fotos

Mónica disse...

Obrigada Gustavo! ;)

A verdade é que se encurtaram o segmento de natação, encurtavam também a de ciclismo e a de atletismo de maneira que pudessem realizar um triatlo sprint. Agora a prova de domingo não foi super sprint, sprint, triatlo olímpico, nem nada que se pareça, e acabaram por beneficiar alguns atletas e prejudicar outros.

Quim disse...

Não posso concordar contigo Mónica,a natação realmente foi mais curta uns 500 m o ciclismo menos uns metros (mas tinha umas rajadas a mais) e a corrida tinha mais uns metros.Em termos gerais as classificações seriam as mesmas (em média mais 6 ou 8 minutos finais) se não tivesse havido necessidade das alterações.Bela reportagem como sempre

Gustavo disse...

Quem se prepara para um olímpico, não se contenta em fazer um sprint. A solução duma natação mais pequena acaba por ser 1 mal menor, e no fim de contas todos nadamos pedalamos e corremos o mesmo. Claro que depois e como dizes não podemos chamar a prova de Triatlo Olímpico. Esperemos que para o próximo Olímpico não haja azares e que tudo corra como planeado

Sandra Pestana disse...

Obrigada pela foto reportagem! Excelente como sempre!

Sérgio Pestana disse...

O modo escolhido para fazer o segmento de natação influenciou objectivamente os resultados finais. Beneficiou de facto, a maioria dos atletas em prejuízo de um pequeno grupo que tem este segmento como o seu mais forte. Exemplificando, temos o Miguel Ângelo do Corticeiras que é de longe o melhor atleta da natação e que ao participar neste modelo foi prejudicado na classificação geral (há que admitir que sair com 3 minutos de atraso em relação a ele nao é a mesma coisa que sair com 6 ou 7 minutos(isto no meu caso)e agora imaginem isto em relação a todos os outros. Esta comparação aplica-se também a outros em relação a outros. Afirmar que as posições seriam as mesmas se se fizesse o segmento como previsto não é correcto e não se trata de apenas somar mais 6 ou 8 minutos ao tempo final. Finalizando, o modelo da natação influenciou tudo e falar dos outros segmentos, neste caso é irrelevante.

Aurelio Davide disse...

Obrigado pelas fotos Mónica :) os atletas agradecem ;)

Duarte Câmara disse...

Esta alteração foi (mal) feita, como acordo da maioria dos clubes.
Na impossibilidade de se realizar o segmento de natação, devido a condições de segurança, as regras ditam que devia-se ter realizado um duatlo, é verdade meus amigos, neste caso na distância standard, mas visto que o pessoal queria era nadar, o director de prova decidiu ouvir os clubes.
Para a próxima os "nadadores" vão poder ficar chateados com razão ;)
Excelente a reportagem fotográfica, como sempre.

Mónica disse...

Obrigada pessoal pelas vossas palavras! ;)

Aurélio...agradeço a divulgação que fizeste das minhas fotos no teu mural! Depois de nadar, andar de bicicleta e correr, arranjas ainda tempo para fotografar os restantes triatletas...não é para todos!!! Muito bom! ;)