terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pedalar pela Segurança na Estrada

Realiza-se no próximo dia 01 de Dezembro (2ªFeira - feriado), a actividade “Pedalar pela Segurança na Estrada”, uma acção de sensibilização rodoviária, cujo objectivo principal é alertar os condutores para a necessidade de respeitarem as bicicletas que circulam na via pública. Dos acidentes que têm vindo a ocorrer com uma preocupante frequência entre carros e bicicletas (alguns dos quais de grande gravidade), muitos derivam da falta de civismo e de respeito dos condutores pelos ciclistas.
A concentração de todos os participantes terá lugar na Praça do Município (Largo do Colégio), às 15h45, sendo a partida dada às 16h00. O trajecto terá uma extensão aproximada de 12 Km, sendo o seguinte: partida na Praça do Município, desce a Avenida Zarco, vira à direita para a Avenida Arriaga (semáforos estarão intermitentes, para permitir que o grupo permaneça compacto nesta zona), rotunda do Infante e sobe a Avenida do Infante (semáforos intermitentes). No cruzamento da Avenida do Infante com a Avenida Luís de Camões (abaixo do Hospital), os semáforos deverão estar a funcionar normalmente, pelo que existirá um reagrupamento mais à frente, junto ao Hotel Miramar/Pestana, antes da curva do Hotel Reids. O grupo seguirá depois novamente compacto, sempre pela Estrada Monumental, passando o Lido, depois pelo Fórum Madeira até à rotunda dos Piornais (após o Madeira Palácio), realizando o retorno na rotunda. O percurso inverso será novamente cumprido pela Estrada Monumental, descida da Avenida do Infante, rotunda do Infante, traseiras do Marina Shopping, junto ao Teatro Baltazar Dias desce à direita para a Avenida do Mar, nos semáforos imediatamente a seguir vira à esquerda e termina o percurso no cais do Funchal, por volta das 17h15m.Todo o percurso será percorrido em grupo compacto, a um ritmo baixo, que permitará o acompanhamento de todos aqueles que queiram juntar-se à iniciativa. Os ciclistas devem permanecer encostados à faixa da direita, sempre que existirem duas faixas no mesmo sentido. É obrigatório o absoluto respeito por todos os sinais de trânsito, bem como a utilização de capacete. A não utilização de capacete inviabiliza a possibilidade de participação na actividade.
A data da iniciativa tem um significado especial, uma vez que acontece precisamente um ano depois do grave atropelamento de que foi vítima o triatleta Marcelino Nunes, que irá marcar presença neste encontro, dando continuidade ao seu processo de recuperação. Participe e divulgue esta iniciativa!
Texto tirado em:

1 comentário:

AZULINHO disse...

Parabéns; é uma iniciativa de louvar.
Deveriam juntar-se a ela os motards. Embora ajam alguns irresponsáveis, a maioria utiliza como meio de transporte pela facilidade de estacionamento e economia.