terça-feira, 2 de setembro de 2008

Duarte Mendonça cumpre travessia

O nadador madeirense Duarte Mendonça cumpriu hoje, pela primeira vez na história do arquipélago, a travessia marítima entre as ilhas do Porto Santo e da Madeira, numa distância de 42,5 quilómetros. Duarte Mendonça tornou-se, assim, no primeiro nadador a ligar as duas ilhas habitadas do arquipélago da Madeira, desafio a que se propôs cumprir em 13 horas, mas acabou por o fazer em 8:16.19 horas, menos cinco do que as previstas inicialmente.
"Sinto-me satisfeito, realizado e cansado, como é óbvio, mas as condições de mar estavam óptimas e a corrente também ajudou, sobretudo na fase inicial", disse o nadador, acrescentando ter sido este o seu último desafio, depois de ter vencido igualmente as dificuldades de uma travessia geralmente pontuada por fortes correntes marítimas. Três embarcações acompanharam o nadador na sua travessia, que foi também seguida pela Capitania do Porto do Funchal, tendo Duarte Mendonça efectuado pequenas paragens durante o percurso para ingerir líquidos e barras energéticas. Por seu turno, Alexandre Fernandes, árbitro internacional de natação pura e árbitro internacional de águas abertas, revelou que o nadador madeirense fez a travessia nadando a uma média de quatro quilómetros por hora. Duarte Mendonça, 33 anos, é formado em Educação Física e foi nadador do Nacional, do Clube Naval do Funchal e do Algés e Dafundo, mas actualmente nada a título individual e é também atleta de triatlo. Em Agosto de 2006, Duarte Mendonça cumpriu a travessia a nado entre as Ilhas Desertas e o Caniçal, num percurso de 25 quilómetros. A prova começou no ilhéu Cal e terminou na parte Norte da Ponta de São Lourenço, numa praia de calhau.
Tirado em:
JORNAL DA MADEIRA/AGÊNCIA LUSA

9 comentários:

Anónimo disse...

BOA MENDONÇA eu sabia que conseguias :D

Fernando Teixeira disse...

GRANDE DUARTE essas aventuras é só para os grandes atletas,dedicação e empenho não te falta,os meus parabéns.

Anónimo disse...

Duarte Mendonça merece os PARABÉNS por este feito!
Muito bem! Grande Atleta!

Alberto disse...

Parabéns ao Duarte Mendonça pela coragem e força de vontade que o levou a conquistar o objectivo de concluir a travessia a nado entre as ilhas do Porto Santo e a Madeira: É Obra!!!

Anónimo disse...

A partir deste momento a Porto Santo Line e a SATA vão ficar mais pobres, Duarte Mendonça passa a fazer ligação entre as Ilhas Madeira e Porto Santo a nado.
Parabéns Duarte, pelos resultados nas provas àguas abertas e parabéns por este grande feito. Ficarás na história.

MF

Alberto disse...

Por acaso não era má ideia pedir um corredor, tipo pista de piscina, entre Porto Santo e Madeira!!! ao preço que andam as viagens de barco e de avião...sempre haveria a possibilidade de ir a nado!!!

Grupo Triatlo/Duatlo da Região autónoma da Madeira disse...

bravo bravíssimo.

Anónimo disse...

quando cumprir a travessia do canal da mancha será melhor que o Saca

Morafepe disse...

Esperemos que sim... .

O Duarte Mendonça é atleta para conseguir uma travessia dessas.